Minutas da quarta reunião REBRAC (março de 2021)

Minutas da quarta reunião REBRAC (março de 2021)

IV Reunião Geral da REBRAC – Oxford/online, 17 de março de 2021

Pauta:

  1. Atualização informação membr@s REBRAC
  2. Manutenção canais de comunicação REBRAC: mailing list; boletim; website: redes sociais etc
  3. Publicações REBRAC e possível publicação do congresso de Oxford?
  4. Propostas para sediar os próximos congressos (sem.2. 2022 – sem.1 2024)
  5. Outros

ATAS:

Sara Brandellero presidiu a reunião. Tori Holmes foi responsável pelas atas.

A reunião teve lugar no final do primeiro dia do IV Congresso Internacional REBRAC (versão remarcada de 2020, originalmente prevista para acontecer em Oxford, transferida para a modalidade online, no Zoom, por causa da pandemia de Covid-19), em 17/03/2021, às 17h30, horário britânico. A reunião contou com a presença das fundadoras da REBRAC (Sara Brandellero, Stephanie Dennison, e Tori Holmes), a organizadora principal do IV congresso, Claire Williams, e diversos participantes do evento.

1. Atualização informação membr@s REBRAC

Sara Brandellero apresentou as últimas informações sobre o cadastro da rede:

2. Manutenção canais de comunicação REBRAC: mailing list; boletim; website: redes sociais etc

Tori Holmes apresentou o ponto da situação:

  • Redes sociais (infos de 9 de março)
    • 945 seguidores no blog/Wordpress, 685 seguidores no Twitter, 494 seguidores no Facebook (uso menos sistemático)
  • Crescente reconhecimento da REBRAC como canal de divulgação de informações relevantes sobre estudos brasileiros (pedidos de inclusão de informações chegam por email/redes sociais, de indivíduos/instituições, fora e dentro do Brasil).
  • Boletim (email) – normalmente mensal, ritmo menos regular em 2020 por conta da pandemia. Houve uma caída no número de congressos, publicações mas também um aumento no número de eventos online, exibições online de filmes, ‘lives’ etc. – muitas vezes com prazo curto, por isso divulgados pelo Twitter.
  • Domínio/hospedagem rebrac.net: custo anual, atualmente pago pelas fundadoras, exceto quando é possível usar verba (por exemplo de editoras exibindo num dos congressos) para tal finalidade.

3. Publicações REBRAC e possível publicação do congresso de Oxford?

Stephanie Dennison apresentou as publicações recentes da rede (ver também https://rebrac.net/publications-publicacoes/):

Depois houve uma discussão sobre a possibilidade de publicar os trabalhos do IV congresso e também veículos de publicação relevantes para futuras iniciativas da REBRAC/para trabalhos na área dos estudos culturais brasileiros:

Discutiu-se também a importância de publicar em veículos de acesso aberto além de editoras e revistas reconhecidas, para alcançar o maior número possível de leitores, e que e-books gratuitos, especialmente, poderiam ser úteis para estudantes.

4. Propostas para sediar os próximos congressos (sem.2. 2022 – sem.1 2024)

Stephanie Dennison tem a intenção de propor Leeds como sede do congresso de 2022, sujeito à confirmação de recursos. Outras propostas para 2022 e 2024 são bem-vindas. Em ocasiões anteriores foi usado um formulário simples para propostas – poderá ser divulgado através da lista da REBRAC.

Houve uma discussão sobre a organização dos congressos da REBRAC, a importância de trabalho em equipe e colaboração (tanto na instituição-sede quanto entre a equipe local e a coordenação da REBRAC). Além disso alguns participantes quiseram saber qual tipo de ajuda é preciso nas atividades da rede por exemplo cadastro, canais de comunicação etc.

5. Outros

A possibilidade de organizar um grupo de estudos REBRAC em 2021-2022 foi discutida e atraiu bastante interesse e apoio dos presentes. A coordenação se comprometeu em pensar mais a respeito e formular uma proposta para apresentar à rede.