Chamada de trabalhos / call for papers

// Para inglês veja abaixo // For English version see below //

Quinto Congresso Internacional da REBRAC (Rede Europeia de Brasilianistas de Análise Cultural)
Universidade de Leeds (Inglaterra) e Online
20 a 22 de outubro de 2022

Logomarca da REBRAC


Chamada de Trabalhos: Os Anos 22: Emaranhamentos Culturais Brasileiros, de Outrora e Agora


O ano de 2022 é importante no calendário cultural brasileiro: marca o bicentenário da independência e o centenário da Semana de Arte Moderna, esta última anunciada por muitos como um ponto de ruptura cultural com o passado. Uma série de eventos e publicações já comemoraram o centenário da Semana de Arte Moderna (13 a 17 de fevereiro de 2022), tanto para refletir sobre a riqueza e criatividade do modernismo brasileiro, quanto sobre o que foi omitido/excluído nas discussões desse período. Vários institutos culturais, principalmente em São Paulo e arredores, inspiraram-se no centenário para ampliar ainda mais as fronteiras artísticas e a gama de produção cultural que é exposta e as vozes que são ouvidas nas principais galerias e museus. Um bom exemplo disso são as exposições em torno da obra e do legado do ativista afro-brasileiro Abdias do Nascimento (1914-2011) em Inhotim e no MASP, o tema para a edição de 2022 da FLUP (100 Anos do Modernismo Negro) e a série sobre modernismo do Itaú Cultural Mekukradjá – círculo de saberes que ressaltou a cultura indígena.


Ao mesmo tempo, a Secretaria Especial da Cultura ignorou o centenário da Semana de Arte Moderna, optando por promover o que descreveu nas redes sociais como obras criadas por “verdadeiros artistas”: pintura, literatura e música brasileiras anteriores à Semana de Arte Moderna. Em relação ao bicentenário, a Secretaria da Cultura tem investido fortemente na promoção de uma história de independência de teor altamente conservador que celebra a “liberdade”. Neste intuito, a programação oficial promovida pela Secretaria tem deixado de fazer referência à continuação da escravidão no Brasil recém-independente. Frente às perspectivas e posturas muitas vezes contrastantes perante estes marcos históricos e comemorativos, o Quinto Congresso da REBRAC pretende refletir sobre as seguintes questões: quais são as implicações para a cultura e a produção cultural em 2022 dessas visões tão divergentes sobre o que constitui “verdadeira arte” e sobre o que deve ser comemorado no passado da nação? Dado que este é um ano eleitoral no Brasil, qual é o potencial para 2022 significar mais um período de ruptura cultural? No congresso consideraremos como os estudos culturais brasileiros podem responder crítica e produtivamente aos emaranhamentos históricos e atuais entre a cultura, política e história/memória.

Nossos palestrantes convidados:
Adilson Moreira (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Flávio Cerqueira (artista)
Florencia Garramuño (Universidade de San Andrés, Argentina)
Peter Schulze (Universidade de Colônia, Alemanha)
(informações atualizadas)

Submissão de Resumos:
Favor enviar resumos de trabalhos individuais de 20 minutos e painéis pré-constituídos de três palestrantes que ofereçam novas reflexões sobre os eventos comemorados e seus legados, como estão sendo comemorados e como dialogam com a produção cultural atual.


As propostas de apresentações individuais devem incluir título, resumo de entre 150 e 200 palavras, acompanhados de uma biografia do proponente de no máximo 50 palavras (incluindo nome, filiação, email) e indicação se pretende participar presencialmente ou online. As propostas de painéis pré-constituídos devem incluir o título do painel, uma breve justificativa para o painel de no máximo 50 palavras, bem como as propostas de apresentações. Os painéis pré-constituídos devem ser totalmente presenciais ou online.


As propostas e eventuais apresentações podem ser comunicadas em português ou inglês.


Envie propostas para: rebracleeds2022@gmail.com até 3 de maio de 2022. Pretendemos confirmar aceitação de participação dentro de um mês.


Inscrição: a REBRAC cobrará uma taxa mínima para cobrir os custos do congresso: £30 – trinta libras esterlinas (presencial) e £20 (online).


Bolsas no valor de £75 cada serão oferecidas a quatro estudantes de pós-graduação que pretendam participar do congresso de forma presencial. O comitê organizador outorgará as quatro bolsas aos resumos que tiverem o maior engajamento com o tema do congresso. Favor indicar se quer ser considerado/a para uma bolsa, e se tem acesso a fundos de outra fonte para participar do congresso.


Comitê organizador:
Stephanie Dennison (Universidade de Leeds, Inglaterra)
Inês Dias (Universidade de Leeds, Inglaterra)
Sheila Aragão (Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil)
Sara Brandellero (Universidade de Leiden, Holanda)
Tori Holmes (Queen’s University Belfast, Irlanda do Norte)


O congresso é financiado pela School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds, SLAS (Society for Latin American Studies) e ABIL (Association of British and Irish Lusitanists).

///

5th International Conference of REBRAC (European Network of Brazilianists Working in Cultural Analysis)
University of Leeds (England) and Online
20-22 October 2022

REBRAC logo


Call for Papers: The 22s: Brazilian Cultural Entanglements, Then and Now


The year 2022 is a significant one in Brazil’s cultural calendar: it marks the bicentenary of Brazil’s independence from Portugal and the centenary of the Modern Art Week in São Paulo, the latter heralded by many as a point of cultural rupture with Brazil’s past. A series of events and publications have already commemorated the Modern Art Week centenary (13-17 February 2022), both in terms of reflecting on the richness and creativity of Brazilian modernism, and of what has been overlooked/excluded in discussions of this period. A number of museums, galleries and cultural institutes, particularly in and around São Paulo, have drawn inspiration from the centenary to both push artistic boundaries further and to broaden the range of art that gets seen and voices that get heard in key galleries and museums. A good example of this are the long-overdue exhibitions around the work and legacy of Afro-Brazilian activist Abdias do Nascimento (1914-2011) in Inhotim and MASP, the Festa Literária das Periferias’ theme for its 2022 event (100 Years of Black Modernism), and the foregrounding of indigenous culture at Itaú Cultural’s Modernism series Mekukradjá – círculo de saberes.


At the same time, the Federal Culture Secretariat ignored the Modern Art Week centenary, opting instead to promote what it described as works created by “real artists”: Brazilian painting, literature and music that pre-dated the Modern Art Week. In relation to the bicentenary, the Culture Secretariat has invested heavily in the promotion of an unrevised history of independence that celebrates “freedom”, while making no reference to the continuation of slavery in the newly independent Brazil. Faced with such contrasting perspectives, the 5th REBRAC Conference seeks to address the following questions: what are the implications for culture and cultural production in 2022 of these very differing views on what constitutes “real art”, and of what should be commemorated in the nation’s past? Given that this is an election year in Brazil, what is the potential for 2022 to signify another significant period of cultural rupture? We will consider how Brazilian cultural studies can respond critically and productively to past and present entanglements of culture and politics, and/or culture and history/memory.

Keynote speakers:
Adilson Moreira (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Flávio Cerqueira (artist)
Florencia Garramuño (University of San Andrés)
Peter Schulze (University of Cologne)
(updated information)


Submission of abstracts:

We invite proposals for individual papers of 20 minutes and pre-constituted panels of three speakers that offer fresh reflections on the events being commemorated and their legacies, how they are being commemorated, and how they speak to current cultural production in 2022.


Abstracts for individual presentations should include a title, plus an abstract of between 150 and 200 words, accompanied by a biography of 50 words max (including name, affiliation, email contact) and indication of whether you intend to participate in person or online. Proposals for pre-constituted panels should include a panel title, a short rationale for the panel of 50 words max, as well as the paper abstracts. Pre-constituted panels should be either entirely in-person or online.


We welcome abstracts and conference presentations in Portuguese or English.

Proposals should be sent to rebracleeds2022@gmail.com by 3 May 2022. We expect to confirm acceptances within one month.

Conference cost: we expect to charge a minimal fee to cover costs: £30 in-person and £20 online.


Bursaries worth £75 will be offered to four postgraduate students who register to attend the conference in person. The Conference committee will award the four bursaries to the abstracts that demonstrate the greatest alignment with the conference theme. Please state if you wish to be considered for a bursary and indicate if you have access to other sources of funding to take part in the conference.

Conference Organisers
Stephanie Dennison (University of Leeds, England)
Inês Dias (University of Leeds, England)
Sheila Aragão (Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brazil)
Sara Brandellero (University of Leiden, The Netherlands)
Tori Holmes (Queen’s University Belfast, Northern Ireland)


The conference is supported by funding from the School of Languages, Cultures and Societies of the University of Leeds, SLAS (Society for Latin American Studies) and ABIL (Association of British and Irish Lusitanists).